sábado, 2 de dezembro de 2017

RANDIA-AFRICANA ( Randia maculata )

                                       
Essa é uma daquelas plantas que a gente não cansa de fotografar, floresce várias vezes ao ano e cada flor apresenta um desenho diferente, todos de beleza impressionante semelhantes a verdadeiras pinturas. É bem fácil de cultivar nas condições climáticas brasileiras e com diversas utilidades em paisagismo.


No continente africano existem diversas espécies de rubiáceas muito decorativas que se espalharam pelo mundo, basta lembrarmos do gênero das Gardenias. A esse gênero pertence o Jasmim-do-Cabo ou Gardenia (Gardenia jasminoides J. Ellis ) que é um dos arbustos mais usados em paisagismo aqui no Brasil.  Porém além das Gardenias existem outras rubiáceas africanas de grande valor ornamental, uma delas é a que chamamos de RANDIA-AFRICANA (Randia maculata DC. ). Esse arbusto de porte grande , em média de 4 a 5 metros, está começando a aparecer em jardins brasileiros ainda de forma inexpressiva.


A Randia-Africana é encontrada em estado nativo em diversos países da Africa Tropical Ocidental como Guiné Bissau, Camarões, Congo, Uganda e Angola. A sua maior qualidade ornamental está nas flores que são em formato de trombetas com a parte externa colorida de roxo-escuro sobre branco, a parte interna é caprichosamente manchada (maculada) nessa mesma tonalidade como se fossem pinturas.


No Brasil o primeiro local onde a Randia-Africana foi cultivada foi no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, aqui na Fazenda Citra em Limeira-SP. temos dois exemplares plantados dos quais coletamos sementes para produção de mudas, essas plantas são originárias de sementes trazidas do Jardim Botânico de Bogor na Indonésia há muitos anos atrás.  Em paisagismo pode ser usada em cercas-vivas principalmente pela folhagem perene, também em plantios de grupos ou de forma isolada.



DICAS DE CULTIVO :

Luz : Pode ser plantada a meia-sombra ou pleno sol.

Solos : Preferencialmente ricos em matéria orgânica e descompactados.

Origem : África Tropical Ocidental .


Texto e Fotos :  LUIS BACHER 

Onde encontrar mudas :

DIERBERGER PLANTAS LTDA.
Fazenda Citra - Limeira - SP.
Mercado de Flores Ceaflor - Box G-25 / 26 - Jaguariúna -SP.
Tel. (19) 3451-1221     Whatsapp (19) 99409-4072
www.fazendacitra.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário