terça-feira, 6 de dezembro de 2016

A MUSSAENDA-DOURADA DOBRADA (Mussaenda x hybrid)

Mussaenda é um gênero de plantas floríferas pertencentes à família das rubiáceas e são conhecidas em torno de 190 espécies. São nativas de regiões tropicais e subtropicais da África e Ásia sendo que muitas dessas espécies são extremamente ornamentais e tornaram-se populares nas regiões de clima quente pelo mundo todo.


Durante os meses mais quentes e úmidos do ano desenvolvem-se vigorosamente e florescem abundantemente proporcionando um espetáculo sem igual, tanto pelas cores como pela quantidade de flores. As mussaendas são fáceis de identificar mesmo à distância pois esses arbustos ficam totalmente cobertos de sépalas brancas, rosas e vermelhas  permanecendo coloridas por um longo período. São bastante sensíveis a clima frio, principalmente as dobradas híbridas que na grande maioria foram desenvolvidas na Ásia em locais bastante quentes e úmidos. Temperaturas entre 6 e 7 graus podem queimá-las com queda total da folhagem.


Na verdade o que torna as mussaendas tão vistosas e impressionantes não são as flores e sim a enorme quantidade de sépalas coloridas que são agrupadas nos ponteiros dos ramos. As flores na realidade são pequenas e em formato de estrelas com cinco pontas e quase que imperceptíveis. Nas variedades simples cada florzinha é acompanhada de uma sépala, já nas dobradas pode haver até cinco sépalas por flor.


Uma das variedades de mussaenda introduzidas no mercado mais recentemente é a chamada Mussaenda-Dourada dobrada, cuja floração é bastante diferente das mais conhecidas, suas sépalas apresentam uma mistura de cores que vai do salmão, laranja ao amarelo. Essa mistura de cores dá um tom dourado à floração. O tamanho desse arbusto é bastante parecido ao dos outros cultivares ficando em torno de 2 a 3 metros.


A floração da Mussaenda-Dourada dobrada é espetacular e de longa durabilidade, o inicio ocorre entre outubro e novembro prolongando-se até maio e junho quando chega o inverno. Esse será o segundo ano de comercialização dessa variedade, com certeza será mais uma ótima opção para o paisagismo brasileiro.



DICAS DE CULTIVO :

Luz : Sua coloração fica mais expressiva quando cultivada  a pleno sol, em locais parcialmente sombreados o colorido de suas sépalas fica mais claro.                

Solos : Preferencialmente solos férteis, descompactados e bem drenados.

Origem : Ásia.


Texto e Fotos :   LUIS BACHER


Onde encontrar mudas :

DIERBERGER PLANTAS LTDA.
Fazenda Citra - Limeira - SP.
CEASA Campinas - Mercado de Flores - Box R-14
Tel. (19) 3451-1221
www.fazendacitra.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário