sábado, 28 de setembro de 2019

A PITANGA-DO-CERRADO (Eugenia pitanga, Kiaersk.)

É notável a quantidade de espécies frutíferas na família das mirtáceas no Brasil, algumas com características próprias para cultivo em pequenos espaços e vasos. Uma dessas espécies é a PITANGA-DO-CERRADO (Eugenia pitanga, Kiaersk.)



É difícil escolhermos a nossa planta preferida pois todas, sem exceções, apresentam o seu momento de auge de beleza em florações e frutificações que impressionam. Mas temos que admitir que algumas espécies por determinada característica não há como passar despercebida, uma dessas plantas é a PITANGA-DO-CERRADO (Eugenia pitanga, Kiaersk.) da família das mirtáceas. 


Esse arbusto rizomatoso de até 2 metros de altura é encontrado em estado nativo nos cerrados e campos dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Essa frutífera chama a atenção pela sua incrível precocidade na produção de frutos, plantinhas de apenas 15 cm. florescem abundantemente em pequenas embalagens e mais surpreendente ainda é que seguram as frutificações.




Essa precocidade da espécie a torna uma excelente opção para cultivo em pequenos espaços e também em vasos desde que mantida em locais ensolarados para que produza frutos mais coloridos e com polpa mais adocicada. Em locais mais sombreados produz frutos menos saborosos mas a planta se desenvolve sem problemas.


Os frutos da Pitanga-do-Cerrado são graúdos, vistosos e com polpa suculenta com sabor doce-acidulado e como nas pitangas tradicionais pode variar na coloração, desde vermelho-vivo, roxo-escuro ou alaranjados. O formato e tamanho das folhas também variam entre as plantas.


Quando cultivada em vasos podemos utilizar os mais diversos modelos desde maiores até mesmo bem pequenos e mesmo assim frutificará normalmente. Quando plantada ao solo resulta num pequeno arbusto de formato compacto cujo porte pode variar de 1.5 a 2 metros desenvolvendo nos mais variados tipos de solos mas preferencialmente a pleno sol. 



DICAS DE CULTIVO :

Luz : Cultivar preferenciamente a pleno sol.
Solos : Pode ser cultivada nos mais variados tipos de solos : arenosos, areno-argilosos e ricos em matéria orgânica. Em solos mais pobres mantém o porte menor ainda.
Usos : Frutos para consumo ao natural, sucos, geléias e licores.
Origem : Regiões de cerrados e campos de Minas Gerais , São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Texto e Fotos : LUIS BACHER

Onde encontrar mudas : 

DIERBERGER PLANTAS LTDA.
Fazenda Citra - Limeira - SP.
CEASA Campinas - Mercado de Flores - Box R-14
Mercado de Flores CEAFLOR - Box E-33 / 34 - Jaguariuna - SP.
Tel. (19) 3451-1221 Whatsapp (19) 99409-4072
www.fazendacitra.com.br













Nenhum comentário:

Postar um comentário