sexta-feira, 17 de abril de 2020

XANTOSTEMO ou PENDA-DOURADA (Xanthostemon chrysanthus (F.Muell.) Benth.)

A família das mirtáceas reúne aproximadamente 144 gêneros de árvores e arbustos os quais são distribuídos em regiões de clima tropical, subtropical e temperado. No Brasil essa família é representada por espécies frutíferas bastante conhecidas como as Jabuticabas, Araçás, Guabirobas, Pitangas, entre outras. Já na Australia os principais representantes são os Eucalyptus mas o gênero reúne ainda outras tantas plantas de grande valor ornamental já bastante conhecidas como o Callistemon, Acmena , Leucospermum e outras mais raras como o XANTOSTEMO ou PENDA-DOURADA (Xanthostemon chrysanthus). E nessa postagem é justamente sobre o Xantostemo que vamos falar, sobre o seu notável valor ornamental e outras tantas qualidades dessa espécie que se desenvolve tão bem por aqui.

                                                                                   
                                            O gênero Xanthostemon conta com aproximadamente 45 espécies e é encontrado em toda a região tropical do norte da Austrália , também na Nova Caledônia, Nova Guiné, Indonésia e Filipinas. Esse nome é originário do grego Xanthos que significa amarelo e stemon que são os múltiplos estames.


Na Austrália são 13 espécies sendo que a mais conhecida é essa que estamos descrevendo nesse artigo, a Xanthostemon chrysanthus que por lá é conhecida  popularmente como Golden Penda. Por ser parente próxima da Escova-de-Garrafa que também é chamada de Calistemo, aqui na nossa coleção passamos a chamar essa árvore de Xantostemo.


Como falamos anteriormente essa árvore pertence à família das mirtáceas e em seu habitat natural pode atingir até 20 metros de altura mas quando cultivada em jardins ou em arborização urbana mantém um porte médio de 12 metros. É planta de fácil cultivo e desenvolve-se muito bem em condições de clima tropical e subtropical. Em regiões de climas mais amenos desde que não ocorram geadas também é possível cultivá-la.


Sua floração é espetacular , com flores em formato de esponjas compostas de inúmeros estames alongados na coloração amarelo-vivo os quais ocultam grande quantidade de corolas que armazenam muito néctar o que atrai muitas abelhas, beija-flores e outros pássaros nectarívoros.

         

Além da beleza de sua floração também reúne inúmeras qualidades paisagísticas. Seu crescimento é um tanto vertical o que resulta em árvores com a copa alta, mas também podemos lhe proporcionar um porte mais arbustivo através de podas de formatura iniciando esse procedimento com a planta ainda bem nova. Essas podas darão à planta um formato mais compacto e também com mais galhos, consequentemente ela florescerá em maior quantidade.


DICAS DE CULTIVO :

Luz : Pleno sol .
Solos : Vários tipos de solos, preferencialmente os mais ricos em matéria orgânica e descompactados.
Usos : Plantio em grupos, alamedas, arborização de ruas e também de forma isolada.
Origem : Austrália

Texto e fotos : LUIS BACHER

Onde encontrar mudas :

DIERBERGER PLANTAS LTDA.
Fazenda Citra - Limeira - SP.
Mercado de Flores CEAFLOR - Boxes E-33 / E-34 - Jaguariúna - SP.
Mercado de Flores CEASA-CAMPINAS - Box R-14 - Campinas - SP.
Tel. (19) 3451-1221 Whatsapp (19) 99409-4072  Celular (19) 99143-5351

www.fazendacitra.com.br











                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário