sábado, 4 de junho de 2016

RODA-DE-FOGO, A ÁRVORE DO ROTARY ( Stenocarpus sinuatus )

O nome do gênero vem do grego stenos (estreito) e karpos (fruto), isso devido ao formato dos frutos que são estreitos e achatados. A espécie sinuatus (sinuoso) vem do latim e se refere às margens onduladas das folhas. O gênero Stenocarpus reúne 22 espécies de plantas de folhagem perene incluindo arbustos e árvores pertencendo à família das proteáceas. Lembrando que as proteáceas são famosas pela beleza impressionante de suas flores.


Estas espécies são distribuidas pela Malásia, Nova Caledônia e principalmente Austrália e sem dúvida nenhuma a árvore Roda-de-Fogo (Stenocarpus sinuatus) é a mais bela representante desse gênero. Essa árvore com tamanho variável entre 9 a 20 metros é endêmica das florestas úmidas e quentes da costa leste da Austrália e apresenta crescimento vertical.


A sua floração é uma das mais belas dentre as árvores australianas pois suas inflorescências de coloração vermelho-fogo saem diretamente dos galhos com flores de 8 a 10 cm. de diâmetro cobrindo os ramos  quase que totalmente. O desenho individual da flor lembra uma engrenagem denteada o que a levou a ser comparada com o simbolo dos rotarianos passando também a ser chamada popularmente como Árvore-do-Rotary.


A Fazenda Citra ( www.fazendacitra.com.br ) introduziu essa espécie em suas coleções no início da década de 70 e curiosamente com material procedente da Nova Zelândia e não da Austrália seu país de origem. Hoje as árvores plantadas na fazenda já são adultas e florescem várias vezes ao ano.


DICAS DE CULTIVO : 

Plantio : Pode ser plantada em qualquer época do ano em covas de 50 cm. de diâmetro por 50 cm. de profundidade adubadas com 20 litros de esterco de curral ( ou terra vegetal ) mais 500 gramas de superfosfato simples ou farinha de ossos.
Solos:  Vários tipos de solos preferencialmente os ricos em matéria orgânica, descompactados e bem drenados.
Luz:  Pleno sol.
Clima: Tropical e subtropical.

Texto e fotos : LUIS BACHER

Onde encontrar mudas :
DIERBERGER  PLANTAS  LTDA.
Fazenda Citra - Limeira - SP.
Mercado de Flores Ceaflor - Boxes G-25 / 26 - Jaguariúna - SP.
www.fazendacitra.com.br
Tel. (19) 3451-1221



Um comentário:

  1. Quero comprar mudas de RODA-DE-FOGO, A ÁRVORE DO ROTARY (Stenocarpus sinuatus)como faço?

    ResponderExcluir