domingo, 17 de abril de 2016

A FRUTA-DO-MILAGRE ( Synsepalum dulcificum )

Imagine você consumir uma fruta de polpa ácida como um Limão, um Camu-Camu ou então um Cambuci e sentir que o sabor dessas frutas na verdade é adocicado e sem nenhuma acidez. Mas isso seria possível ? Sim é possível, basta que você alguns minutos antes saboreie uma Fruta-do-Milagre.


É que essa frutinha contém em sua polpa uma proteina chamada miraculina que ao entrar em contato com as papilas gustativas da lingua inibe a nossa capacidade de sentir a acidez e o amargo dos alimentos. Dessa maneira as frutas ácidas e amargas "milagrosamente" tornam-se extremamente agradáveis ao paladar. Essa fruta que ainda é novidade aqui no Brasil já é utilizada a séculos pelos africanos para adoçar seus alimentos e atualmente já é bem conhecida no Japão, Estados Unidos e Europa onde são comercializados vários produtos confeccionados à base de sua polpa.


A Fruta-do-Milagre ( Synsepalum dulcificum ) também conhecida internacionalmente como Miracle Fruit é nativa da África Ocidental ( principalmente Nigéria) e pertence à familia das sapotáceas. É um arbusto de porte reduzido atingindo em média 1 metro de altura e inicia a produção de frutos com apenas 20 a 30 cm. de porte. Seu crescimento é bastante lento e é multiplicado exclusivamente pelas sementes. O conjunto das folhas, frutos e porte reduzido a tornam uma planta excepcional para cultivo em vasos podendo ser cultivada em locais de pleno sol e meia-sombra em áreas de pouco espaço onde frutificará várias vezes durante o ano. A planta inicia a produção em torno de 3 a 4 anos após a semeadura.


Essa espécie é ainda desconhecida pela maioria dos consumidores de plantas e seu cultivo está restrito a colecionadores de frutíferas raras. Por ser uma planta de crescimento um tanto lento e bastante rara o custo da muda já em fase de produção é relativamente alto em relação às espécies mais comuns. O custo de mudinhas recém transplantadas é bem mais em conta.


Curiosidade: Essa frutífera já é conhecida nos meios botânicos desde o século XVIII quando o explorador francês Chevalier des Marchais em 1725 em expedição pesquisou essa espécie e outras plantas nativas da África Ocidental. A frutinha lhe chamou a atenção pelo fato dos nativos a mastigarem antes de consumirem os alimentos.

Dicas de cultivo: Devido ao seu porte reduzido pode ser cultivada sempre em vasos . Cultivar em solos preferencialmente ácidos com PH entre 4,5 a 5,8 e principalmente bem drenados. Quando cultivada em locais com excesso de umidade pode ser atacada pelo fungo da ferrugem. O solo ou o substrato do vaso deve ser mantido levemente úmido sem encharcamentos.

Texto e fotos : LUIS BACHER

Onde encontrar mudas :
DIERBERGER PLANTAS LTDA.
Fazenda Citra - Limeira - SP.
MERCADO DE FLORES CEAFLOR - Box G-25 / G-26 
Rodovia Pref. Aziz Lian ( Rod. SP 107 ), Km. 29,3 , Bairro Borda da Mata 
CEP 13916-875 Jaguariúna - SP. ( Entrada da Holambra, trevo Santo Antonio de Posse)
www.fazendacitra.com.br
Tel. (19) 3451-1221  Whatsapp  (19) 99409-4072



48 comentários:

  1. SOPU UM PLANTADOR DE ARVORES AQUI EM SP ( JA PLANTEI 21.000 DAS ESPECIES NATIVAS.

    vOU COMPRAR ESTA MUDA PARA EXPERIMENTAR.aCESSE GOOGLE OPLANTADOR DE ARVORES.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Boa tarde Oswaldo, desculpas pela demora em responder. Nós não fazemos entregas, vendemos aqui na Fazenda Citra em Limeira e na CEASA CAMPINAS.

      Excluir
  3. Quero comprar vcs entrega em Salto? E tbm quero um pé de canela se vcs tiverem muda eu prefiro canela amarela!
    Por favor
    Obrigada
    Meu watts é
    11-9439-74300

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Mareh, nós não fazemos entregas. Vendemos aqui na Fazenda Citra em Limeira e na CEASA Campinas- Mercado de Flores Box R-14

      Excluir
    2. Boa tarde Mareh, nós não fazemos entregas. Vendemos aqui na Fazenda Citra em Limeira e na CEASA Campinas- Mercado de Flores Box R-14

      Excluir
  4. Quais os dias que encontro a muda de fruta do milagre na Ceasa tem pé já frutificando? Meu contato zap 19983379138 se possível me informe obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Pr Moisés Duarte, nós levamos sob encomenda, basta citar que quer a planta já produzindo pelo whatsapp da empresa (19)99409-4072 Att.

      Excluir
  5. QUERO COMPRAR ENTREGA EM BELO HORIZONTE/MG, QUAL É PREÇO DA MUDA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde . Nós não enviamos mas a empresa Flora Domi aí de Belo Horizonte revende nossa mudas de Fruta do Milagre.

      Excluir
  6. Boa noite o sr tem disponível muda de fruta do milagre. Se tiver qual o tamanho e valor. De uma muda já produzindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Nelson, desculpa a demora. Mudas já em fase de produção nós temos , estão com 30 cm. Nós não enviamos teria que retirar aqui na Fazenda Citra em Limeira ou na CEASA Campinas sob encomenda.

      Excluir
  7. Vcs ainda vendem no ceasa campinas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos o nosso box no Mercado de Flores da CEASA Campinas, o número é R-14.

      Excluir
  8. Tem algum revendedor em São Paulo Capital???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos revendedores em São Paulo, vendemos nossas plantas no Mercado de Flores da CEASA Campinas e aqui na Fazenda Citra em Limeira.

      Excluir
  9. Bom dia a fruta em si previamente cultivada não pode se vendida ? Caso sim quanto custa o kg da fruta ? Obrigada fico no aguardo de resposta.
    Att Raquel e.mail = raqueldurante@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Raquel, nos vendemos mudas, algumas já em idade de produção. Acredito que frutos sejam encontrados no site do Mercado Livre e em produtores da CEAGESP de São Paulo.

      Excluir
  10. Boa noite, o tempo de frutiferar é de quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa espécie é bem pequena, semelhante a um bonsai, plantas com 20 cm. em média já produzem. Nós comercializamos mudas já em fase de produção e mudas menores.

      Excluir
  11. Moro no norte de minas.a vegetação aqui e da caatinga muito sol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode cultivá-la sempre em vaso pois é bastante pequena, preferencialmente à meia sombra com boa ventilação, manter úmida sem encharcamentos. Quanto ao clima não há problema pois é nativa da Nigéria.

      Excluir
  12. Boa noite vcs sabem dizer se encontro essa muda aqui em Fortaleza?

    ResponderExcluir
  13. Realmente não sei se é encontrada em Fortaleza, mas existem fornecedores que enviam pelo site Mercado Livre.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Onde encontro aqui em goianGo ou Goiás obgada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a empresa Lulu Flores de Goiânia deva ter para fornecimento.

      Excluir
  16. Boa noite ...vcs fornecem para algum lugar aqui em Brasília-df que eu possa adquirir uma muda? .obrigado

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. Realmente em Brasilia não temos revendedores, acredito que seria mais fácil comprar através do site Mercado Livre, lá tem diversos fornecedores.

      Excluir
  18. Quero comprar uma muda pequena mas produzindo.É possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda temos mudas em idade de produção. Vendemos aqui na Fazenda Citra em Limeira e no Mercado de Flores da CEASA Campinas sob encomenda.

      Excluir
  19. Bom dia está planta pode ser contivad na sombra ?

    ResponderExcluir
  20. Quero comprar a muda do fruto dos milagres já produzindo e outras mudas par eu ir retirar ainda tem o fruto dos milagres

    ResponderExcluir
  21. vandineide.souza@hotmail.com
    Boa tarde voce coloca nós correios pra nós eu quero comprar uma muda só que moro no estado de Alagoas

    ResponderExcluir
  22. Por favor eu sou duabdiabée obesa por nan conseguir usar adocanad e o medméd me falou dessa fruta preciso de uma muda dessa só que moro no sertão de Alagoas,como faço pra afadquir meu zapp (82) 99971.7867 (82) 3252.1584 por favor me ajude a ter uma dessa meu emae-m e vandineide.souza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Moro na capital de SP e tenho em casa comprado na Fazenda Citra ja tem 1 ano. É sensacional, já produs frutas há alguns meses. Escrevi um artigo sobre a planta, https://rumoaocentenario.com/fruta-do-milagre


    ResponderExcluir
  24. bom dia, sabe onde posso encontrar esta fruta em porto alegre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achou algum lugar para comprar em Porto Alegre, meu consagrado?

      Excluir
  25. Pretendo comprar a fruta do milagre e qual o frete para 57071500?

    ResponderExcluir
  26. Onde eu posso comprar moro em goais 1 hora fe bradilia na cidade ocdental faço como para comprar

    ResponderExcluir
  27. Pode me efomar sem bradilia tem ou em goais ou na bahia por favor eu presiso muito dessa planta

    ResponderExcluir
  28. Referente a FRUTA DO MILAGRE (Synsepalum dulcificum), adquiri diretamente na Fazenda Citra há mais de dois anos e ele vem desenvolvendo muito bem, com os cuidados básicos com muita Luz, Rega, Terra com Acides (PH aproximado de 5,0 a 6,0). Ela está em vaso e já com mais de &0 centímetros de altura acima do vaso. Já frutificou, mas pouco, umas seis frutas até hoje, muitas flores (mais de 150) atualmente. Mas não vingam, florescem e murcham sem frutificar.
    Poderia me ajudar a entender o que está ocorrendo, pois além das flores, há muitas abelhas e insetos, mas parecerem que não há a polinização em consequência, está sem frutificar. É necessário polinização cruzada, pois só possuo uma planta?
    Aguardo o seu parecer.
    Obrigado!
    Julio Hosoiri
    julio.yuji@terra.com.br
    01/10/2019

    ResponderExcluir
  29. Aqui no Rio de Janeiro alguem vende essa fruta?

    ResponderExcluir
  30. Boa noite!Tenho interesse em mudas da Fruta do Milagre!Gostaria de saber se vocês entregam na zona sul de São Paulo (Campo Limpo,taboão)?Ou se tem algum ponto de revenda próximo?

    ResponderExcluir